FAQ

Assunto: Especificações Técnicas e Funcionalidades

O que é streaming ? (Última atualização: 08/10/2013 04:45:14)

Streaming é uma tecnologia que permite a transferência de conteúdo digital, normalmente áudio e vídeo, em forma de fluxo contínuo de dados, através de uma rede (a Internet ou uma Intranet). Outra opção é a transferência por download, que muitas vezes é confundida com streaming, porque permite baixar e assistir o conteúdo, mas não é a mesma coisa.

Com o streaming, é possível utilizar recursos inteligentes de negociação da melhor qualidade para transferência, enviar dados ao vivo, sincronizar o conteúdo com slide-show, além de enviar em protocolo UDP, que é muito mais recomendável para aplicações em tempo real.

A tecnologia de streaming tem passado por diversas modificações, e os protocolos mais utilizados para Streaming agora são TCP e não mais UDP, como antes. Atualmente, a Microsoft e a Adobe, 2 grandes players de Streaming, utilizam o protocolo HTTP como padrão para envio de pacotes de streaming entre o servidor e o encoder, e também entre o servidor e o player, como padrão, sendo que antes o TCP era mais utilizado para os pacotes entre o encoder e o servidor, mas entre o servidor e os players utilizava-se UDP.

A tecnologia vem se adaptado ao mercado cada vez mais, com o advento de celulares inteligentes, tablets, e os projetos de streaming cada vez mais vão migrando para tecnologias como Smooth Streaming, da Microsoft, WOWZA ou Adobe Media Server. O uso de HTTP Streaming barateia os custos de Edge Delivery, uma vez que o caching pode ser feito com servidores Web comuns.